Biodiversidade urbana

A biodiversidade e os ecossistemas são essenciais para assegurar uma qualidade ambiental essencial à vida no planeta. Com o crescente aumento da população urbana, é fundamental perceber quais as consequências do processo de urbanização e quais os contributos da biodiversidade no garante da qualidade de vida das populações. Só um conhecimento aprofundado destas dinâmicas poderá garantir uma conservação efetiva. 
No link abaixo segue uma análise do tema em estudo. 

Comentários

  1. Cara colega Isabel,
    A sua apresentação resume muito bem o que há a saber sobre a conservação da biodiversidade em meio urbano e a questão da avaliação da biodiversidade urbana. Deu exemplos do Porto, e esta cidade tem o privilégio de ter um excelente corredor que o rio e depois uma frente oceânica, o que lhe proporciona uma riqueza de habitats muito grande.
    Cumprimentos,
    João Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!
      Obrigada pelo comentário. Sim, de facto a presença do rio proporciona uma riqueza de habitats muito grande. Para além deste ainda existe o Parque da Cidade que durante muitos anos foi visto quase como um incómodo para a cidade e para os seus habitantes mas que agora, depois de recuperado é um local muito importante na cidade. O seu valor ambiental e económico é reconhecido por todos muito à semelhança dos exemplos de Londres que apresentou na sua reflexão. Já tive oportunidade de visitar a cidade é é extraordinária a simbiose entre as zonas cinzentas e verdes da cidade.
      Cumprimentos,
      Isabel

      Eliminar
  2. Olá, Isabel. Bons conceitos, boas ideias, sendo uma boa fonte para se ler e reforçar o aprendizado. Mas, gostaria de reforçar a presença da fragmentação ambiental que ocorre nos centros urbanos, algo que compromete muito o as zonas verdes das cidades. Normalmente o fenômeno da endogamia acaba por acontecer, o que promove o desaparecimento de algumas espécies mas, abre espaços ao surgimento de outras.

    Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Oganização das Nações Unidas, Avaliação Global das Conexões Entre Urbanização, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos Ações e Políticas Panorama da Biodiversidade nas Cidades, (2012).

    Zilmar Figueiredo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zilmar!
      Obrigada pelo seu comentário. Concordo inteiramente consigo, a fragmentação de habitats é uma das muitas consequências do processo de urbanização e que acaba por potenciar e intensificar as restantes consequências. A fragmentação de habitats provoca uma elevada mortalidade de espécies, menores taxas de sobrevivência e reprodução e de diminuição da variabilidade genética, entre outros. A existência e corredores ecológicos é fundamental para minimizar os efeitos da fragmentação já que permitem a ligação entre os diversos habitats.
      Cumprimentos,
      Isabel

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares